(31) 3899-1840contato@alimentosjunior.com.br

Serviços

Home / Serviços
  • Contato

    Você entra em contato com a Empresa.

  • Negociação

    Nesta etapa, um dos nossos Assessores Comerciais estará à disposição para atender suas necessidades.

  • Orientação

    Com o auxílio de um professor orientador, elaboramos uma proposta e enviamos à você.

  • Execução

    Uma equipe é selecionada para executar o projeto.

Elaboração de Tabela de Informação Nutricional

O serviço consiste na elaboração da tabela de informações relativas às quantidades de vitaminas, carboidratos, gorduras, proteínas, fibras entre outros componentes dos alimentos, que estão presentes em uma determinada porção do produto. De acordo com a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), todo alimento produzido, comercializado e embalado, na ausência do cliente e pronto para ser oferecido ao consumidor, deve conter obrigatoriamente rotulagem nutricional. Estas podem ser elaboradas através de dois métodos distintos: pela análise da Composição Centesimal e pela compilação de dados. Ambos os métodos são aceitos pela legislação vigente. Devido à exigência do mercado consumidor, a elaboração de tabelas nutricionais tem se destacado em nossos projetos.

Aperfeiçoamento das Formulações de Produtos

O desenvolvimento de novos produtos é um ponto crucial hoje para uma empresa que procura se destacar no mercado. A ideia do novo se alinha com a tendência de satisfazer ou criar novas necessidades para esses novos consumidores que surgem ou se reciclam a cada dia. O serviço consiste em desenvolver um produto novo no mercado ou aperfeiçoar uma formulação já existente, tendo como base os desejos de implementabilidade do cliente. É de extrema importância para as empresas, devido ao crescimento da concorrência e a demanda do mercado consumidor. Como objetivo, busca-se atingir com impacto o mercado consumidor, oferecendo produtos de melhor qualidade e mais baratos. Para isso, é necessário analisar todos os pontos favoráveis e desfavoráveis, tais como aceitação do novo produto e tempo de vida de prateleira, para que o produto possa ter um prazo de validade adequado às necessidades do cliente e às normas de saúde e segurança.

Desenvolvimento e Otimização de Processos

O serviço consiste em analisar, desenvolver e otimizar, o processo de produção alimentícia.  Com uma linha de produção bem planejada e dimensionada, além de se evitar que esses processos sejam fonte de perigo ou dificuldades na produção, gera-se resultados mais satisfatórios. A otimização de processos no mundo dos negócios, engenharia, metodologias visa à melhoria e eficácia de um processo de produção.

Indicação e Utilização de Métodos de Conservação de Alimentos Industrializados

Nos alimentos, tanto na forma “in natura” como processados industrialmente, a multiplicação microbiana ocorre em função do tipo de alimento e das condições ambientais às quais esses se encontram submetidos. Os processos de conservação baseiam-se na destruição total ou parcial dos microrganismos capazes de alterar o alimento, ou na modificação ou eliminação de um ou mais fatores que são essenciais para a sua multiplicação, do modo que o alimento não se torne propício ao desenvolvimento microbiano. Também podem ser incorporadas aos alimentos substâncias inibidoras desses microrganismos. Há uma grande disponibilidade de substâncias aprovadas pelo Ministério da Saúde, para serem utilizados nos alimentos com diversas finalidades, tais como: melhorar a sua coloração, textura ou aroma, bem como conservá-los por maior tempo. Relacionando-se o efeito alcançado para cada tipo de tratamento aos custos operacionais, obtemos o tipo de método mais indicado para conservação de cada produto.

Testes de Vida de Prateleira

Com base nessa avaliação, chamada de teste de vida de prateleira, é que se determina o prazo de validade de alimentos. Saber até quando o produto está em condições de ser vendido é uma forma dos fabricantes evitarem que seu produto cause danos à saúde dos consumidores finais, bem como para os distribuidores conseguirem planejar o ritmo de entrega para as lojas. Para delinear corretamente o estudo é preciso conhecimento sobre o produto, as reações de deterioração a que está sujeito, fatores externos que influenciam tais reações, dentre outros aspectos.

Indicação e Dimensionamento de Equipamentos

Para se montar uma nova indústria ou, ao se começar a operar uma nova linha de processamento, é necessário que os equipamentos adquiridos satisfaçam suas expectativas de maneira orçamentária, tecnológica e dimensional. A Alimentos Júnior Consultoria facilita esse caminho para seus clientes, dimensionando a linha de produção e indicando quais empresas do mercado oferecem os equipamentos que se encaixam nas especificações solicitadas. Ao final do serviço é entregue um relatório ao cliente com todos os fornecedores e todas as especificações dos equipamentos já dimensionados.

Análise de Mercado

A análise de mercado é um dos componentes do plano de negócios que está relacionado ao marketing da organização. Ela apresenta o entendimento do mercado da empresa, seus clientes, seus concorrentes e quanto à empresa conhece, em dados e informações, o mercado onde atua. A análise do mercado permite ainda se conhecer de perto o ambiente onde o produto/serviço se encontra. O mercado está composto pelo ambiente onde a empresa e produto se localiza, pela concorrência e pelo perfil do consumidor.

Indicação e Estudo de Embalagens

O serviço consiste no estudo, desenvolvimento e, ou indicação da embalagem mais apropriada para cada tipo de produto, no que diz respeito a tamanho, formato e material, visando proporcionar uma maior vida de prateleira dos alimentos embalados.

Elaboração de Rótulos

O trabalho de rotulagem se aplica a todos os alimentos e bebidas produzidos, comercializados e embalados na ausência do cliente. Segundo a ANVISA, rotulagem de alimentos é toda inscrição, legenda, imagem ou toda matéria descritiva ou gráfica, escrita, impressa, estampada, gravada, gravada em relevo, litografada ou colada sobre a embalagem do alimento. O rótulo é hoje uma necessidade exigida pelo mercado e preza por disponibilizar as informações suficientes e de forma adequada, para que os consumidores realmente saibam o que estão consumindo. Ao desenvolver um rótulo, a Alimentos Júnior Consultoria aborda além de todas as exigências legais, aspectos de design que conferem maior destaque ao seu produto nas gôndolas e prateleiras dos pontos comerciais.

Análises Microbiológicas, Físico-Químicas e Sensoriais de Alimentos Processados e Matérias-Primas

As análises físicas e químicas dos alimentos permitem sua avaliação quanto às suas características estruturais, composição química e valor nutricional, assim como determinar ações por substâncias indesejáveis e a existência de perigos físicos nas matérias–primas e produtos acabados. As análises microbiológicas dos alimentos são utilizadas para avaliar riscos à saúde do consumidor e o desempenho do controle higiênico-sanitário na elaboração dos produtos alimentícios. Para complementar os estudos sobre a composição e características físicas dos alimentos a Alimentos Júnior Consultoria ainda utiliza técnicas de análise sensorial: essas permitem qualificar aroma, sabor, textura e cor dos produtos em diversas situações, como avaliação de matérias–primas e processos, desenvolvimento de novos produtos e aceitação pelo consumidor.

Elaboração de Layout de Fábrica

A configuração de instalação, em inglês layout, estabelece a relação física entre as várias atividades. No desenvolvimento de um layout de fábrica observam-se, além da disposição física dos equipamentos industriais, todos os fluxos, sejam de matéria-prima, colaboradores ou produto final. Numa indústria, este procedimento não é tão simples, pois um simples erro pode levar a sérios problemas na utilização dos locais, pode originar a demolição de estruturas, paredes e até mesmo edifícios e consequentemente causar custos altíssimos no rearranjo. Para evitar tudo isto é necessário realizar um estudo, encontrando assim o melhor planejamento de layout. Os custos relativos ao planejamento de um layout são inferiores aos custos relativos ao rearranjo de um layout defeituoso, dessa forma, pode-se perceber a importância da elaboração prévia do layout. Existem vários tipos de layouts e cada um deles se adéqua a determinadas características, sendo uns mais vantajosos que outros. No planejamento do layout é necessário ter em conta todos os fatores envolvidos na linha de produção, isto é, os materiais, o maquinaria, as pessoas, o movimento, a espera, o serviço, a construção e a mudança, pois cada um desses itens poderá influenciar o planejamento do layout. Com o projeto de layout temos por objetivo: minimizar os investimentos em equipamentos, minimizar o tempo de produção, utilizar o espaço existente da forma mais eficiente possível, providenciar ao operador um posto de trabalho seguro e confortável, flexibilizar as operações, diminuir o custo de tratamento do material, reduzir a variação dos tipos de equipamentos de tratamento do material, melhorar o processo de produção, melhorar a estrutura da empresa, dentre outros pontos.  No caso da Indústria de alimentos, algumas disposições legais separam-na em área suja e área limpa, delimitando assim por onde o alimento pode passar e qual o caminho dos colaboradores, por exemplo. Tais percursos levam em consideração o fluxo lógico da produção e são citados no layout.

Registros Legislativos de Produtos

Consiste na análise do produto desejado para registro e, baseado nos dados obtidos na análise, é feito um estudo da legislação vigente para identificar o passo-a-passo do registro. O resultado é um dossiê de como proceder com o registro do produto junto à área de interesse, como por exemplo o Ministério da Agricultura, o Ministério da Saúde, entre outros.

Implantação do Programa de Boas Práticas de Fabricação (BPF)

No competitivo mercado de produtos alimentícios, a qualidade dos produtos deixou de ser uma vantagem competitiva e se tornou requisito fundamental para a comercialização dos produtos. Uma das formas para se atingir um alto padrão de qualidade é a implantação do Programa de Boas Práticas de Fabricação, abreviado como BPF. As Boas Práticas de Fabricação consistem em um conjunto de princípios e regras para o correto manuseio de alimentos, que devem ser obedecidos pelos manipuladores desde a escolha e compra da matéria-prima, a sua utilização no preparo do alimento, e até venda para o consumidor. O objetivo das Boas Práticas é garantir a integridade do alimento e a saúde do consumidor. Para isso, cada empresa deve ter o seu Manual de Boas Práticas a fim de orientar seus funcionários. O Manual de Boas Práticas é um documento que descreve o trabalho executado no estabelecimento e a forma correta de fazê-lo. Nele, tem-se informações gerais sobre como é feita a limpeza, o controle de pragas, a água a ser utilizada, os procedimentos de higiene e saúde dos funcionários, o treinamento de funcionários, o descarte do lixo, e como garantir a produção de alimentos seguros e saudáveis. Juntamente com o manual, deve-se ter os POP’s (Procedimento Operacional Padronizado). Cada POP é uma descrição detalhada de como executar as tarefas no estabelecimento. O POP destaca as etapas da tarefa, os responsáveis por fazê-la, os materiais necessários, a frequência em que deve ser feita, e é dever de cada manipulador segui-los. As Boas Práticas de Fabricação são obrigatórias pela legislação brasileira, para todas as indústrias de alimentos, e as portarias 326/97 e 368/97, do Ministério da Saúde, estabelecem o “Regulamento Técnico sobre as Condições Higiênico-Sanitárias e de Boas Práticas de Fabricação para Estabelecimentos Produtores de Alimentos”.
Contato

Nós não estamos por aqui no momento. Mas você pode nos enviar um e-mail e nós vamos te responder o mais rápido possível.