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Análise Sensorial de Refrescos em Pó

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A análise sensorial normalmente é realizada por uma equipe montada a

fim de analisar as características sensoriais de um produto para um

determinado fim. Pode-se avaliar a seleção da matéria prima a ser utilizada em

um novo produto, o efeito do processamento, a qualidade da textura, o sabor, a

estabilidade de armazenamento, a reação do consumidor, entre outros.

Objetivou-se com este projeto a realização de análises sensoriais de

cinco sabores de refrescos em pó, comparando-se três marcas do mercado.

Para cada um dos sabores e marcas, foram realizados testes de Aceitação

Global e por Atributos (sete), utilizando-se a Escala Hedônica e a Escala do

Ideal. Além disso, foi realizado, também, o Teste de Preferência por

Ordenação. As análises sensoriais foram efetivadas no Laboratório de Análise

Sensorial da Universidade Federal de Viçosa, sendo que, para cada um dos

testes, 100 avaliadores provaram as amostras.

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